Reflexão superficial compromete a qualidade do texto

Reflexão superficial compromete a qualidade do textoReflexão superficial

Um bom texto possui um encadeamento lógico de fatos concretos que leva o leitor a compreender o ponto de vista defendido pelo autor, e não meras alegações baseadas nas crenças e na cultura a qual este último pertence.

Tais alegações são reflexões superficiais, que fragilizam o texto. Para escrever sobre determinado tema com argumentos consistentes, ter o hábito da leitura é fundamental. É somente por meio dela que se adquire conhecimento e cultura.

A fragilidade textual se intensifica com generalizações, como a que constatamos nesta frase:

Pais hoje em dia não sabem educar os filhos.

É fato que muitos pais têm dificuldade em educar as crianças nos dias de hoje. Diversas mudanças sociais contribuíram para isso. Mas não há provas que permitam a um redator abranger todos os pais em sua crítica. Uma boa argumentação se torna inviável com esse tipo de abordagem, o qual faz pressupor a existência de um único modelo de pais.

A reflexão passa a ser superficial também quando o criador trabalha levianamente fatos que poderiam muito bem sustentar sua crítica.

Na prática

Observe este fragmento:

Existem meios capazes de frear a violência nos trotes brasileiros. Um deles está na valorização da educação e na sábia escolha de legisladores bem-intencionados.

Para contextualizar você, leitor:

O tema proposto ao redator foi “A violência nos trotes”. Em nenhum momento, ao longo da redação, ele destacou como a educação (a da infância até a da fase adulta) influência nesses eventos universitários tampouco falou sobre como as eleições têm peso nessa questão. Outro problema: há questões mais pertinentes sobre o assunto do que essas.

Mesmo que fossem relevantes, esses aspectos deveriam ter sido trabalhados à parte e muito bem exemplificados. Da forma como está, dificilmente o leitor chegará a uma conclusão plausível e útil.

Considerações finais

Estude, treine e leia muito. Essas ações torna o escritor maduro e capaz para lidar com abstrações, generalizações e conceitos.

Aulas de redação

Aprimore sua escrita com aulas virtuais de redação. Elas são dinâmicas e práticas. Até os mais atarefados conseguem participar. Para saber mais, clique aqui ou envie e-mail para ingrididicas@gmail.com.

Por este e-mail, você também contrata serviços de elaboração, revisão, formatação e correção de textos.

Obrigada pela visita e até a próxima!

+ dicas