Dica de redação: faça frases mais curtas

faça frases mais curtasDica de redação

Erros de concordância ocorrem com mais frequência quando se constroem frases muito longas. Além disso, frase extensa demais pode deixar as ideias confusas, prejudicando a compreensão. Períodos enxutos colaboram para a objetividade, pois, quanto mais se distende, mais a frase ramifica-se, deixando a ideia sem conclusão.

Exemplo:

Leituras constantes e variadas ajudam a criar familiaridade com o mundo da escrita, que, por sua vez, facilitam a alfabetização e o aprendizado das disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático, e ela ainda é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Problemas:

– a expressão por sua vez foi empregada para retomar a expressão o mundo da escrita, cujo núcleo é singular (mundo). Assim, o verbo facilitar deveria estar no singular.

– o pronome reto ela foi empregado para retomar leituras, substantivo no plural. Desse modo, o mais adequado era utilizar o pronome reto elas (terceira pessoa do plural) e todo o fragmento deveria concordar com esse vocábulo: “… e elas ainda são importantes porque ajudam a fixar a grafia correta das palavras”.

Parecem bizarras e difíceis de ser cometidas, mas falhas como essas são comuns no processo criativo e desqualificam qualquer texto. Além de deixarem a leitura mais agradável e fácil, frases curtas diminuem esses enganos.

Veja o trecho reformulado:

Leituras constantes e variadas ajudam a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Excerto retirado do artigo “Como ensinar a seu filho que ler é um prazer”,
da revista Educar Para crescer, Editora Abril, e propositalmente alterado pela administradora deste site.

Aulas de redação

Aprimore sua escrita com aulas virtuais de redação. Elas são dinâmicas e práticas. Até os mais atarefados conseguem participar. Para saber mais, clique aqui ou envie e-mail para ingrididicas@gmail.com.

Por este e-mail, você também contrata serviços de elaboração, revisão, formatação e correção de textos.

Obrigada pela visita e até a próxima!

+ dicas