Redação – É Preciso Pensar

Redação - É Preciso PensarEscrever bem é uma habilidade fundamental para quem deseja destacar-se no trabalho. Relatórios longos e complexos não são mais admitidos. A escrita precisa ser incisiva. Isto é, clara, direta, sem rodeios! O sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos concursos públicos também depende  da boa comunicação escrita, pois a redação é parte constitutiva desses exames.

A pergunta que muitos fazem é “Como desenvolver essa capacidade?”. Três ações são imprescindíveis: (1) ler muito e diariamente, (2) conhecer e entender as regras gramaticais e técnicas de redação e (3) exercitar.

A reflexão durante a prática é primordial para que se obtenha um resultado satisfatório. Quem não pensa (= elabora ideias; medita; reflete) não escreve bem. É preciso pensar – de maneira ordenada, lógica e prática – antes, durante e após a elaboração.

ANTES para definir: o ponto de vista que deseja expor; os argumentos que usará para defender sua tese; e a ordem em que as ideias serão apresentadas a fim de que se completem e formem o corpo da narrativa.

DURANTE para observar: se as frases estão bem estruturadas, isto é, coesas e coerentes; se há erros gramaticais; se a leitura está agradável; se existe uma boa escolha de palavras; se construções podem ficar mais curtas – lembre: o que pode ser dito com uma palavra não deve ser dito com duas!

APÓS para verificar: se cumpriu a proposta (fugir do tema = zerar na redação); se construiu a interlocução corretamente – em texto dissertativo-argumentativo, por exemplo,  deve-se prevalecer a impessoalidade; se cumpriu todas as características do gênero solicitado; e se desenvolveu e articulou bem as ideias de modo que haja uma progressão entre elas.

Orientação de um profissional

Buscar orientação de um profissional experiente e bem preparado também colabora para o domínio da arte. O revisor ou/e professor de redação tem os olhos treinados para encontrar falhas e a perspicácia de oferecer alternativas para que sua produção se torne mais clara, objetiva e pertinente para quem for avaliá-la.

Aulas de redação

Aprimore sua escrita com aulas virtuais de redação. Elas são dinâmicas e práticas. Até os mais atarefados conseguem participar. Para saber mais, clique aqui ou envie e-mail para ingrididicas@gmail.com.

Por este e-mail, você também contrata serviços de elaboração, revisão, formatação e correção de textos.

Obrigada pela visita e até a próxima!

+ dicas