Lenço umedecido ou umidecido?

 

Lenço umedecido ou umidecido?

Umedecido ou umidecido?

Quando consultamos os dicionários, constatamos que a grafia correta do adjetivo que dá ideia de que algo se tornou úmido, ou seja, um pouco molhado, é “umedecido”, com “e” depois do “m”. Portanto, temos: lenço umedecido, pano umedecido, chão umedecido, roupas umedecidas… Tal grafia causa estranheza em alguns, uma vez que se escreve “úmido”, e não “umedo”. O mestre Cláudio Moreno nos explica esse “fenômeno” de forma clara e objetiva:

“O adjetivo “úmido”, que produz derivados como “umidade” e “umidificar”, corresponde ao verbo “umedecer”, que tem essa sílaba /me/ em todas as formas flexionadas (inclusive no particípio: umedecido), irmão de “umectar”, “umectante”. Não é novidade ocorrer variação no radical de uma família vocabular: a lágrima sai pelo canal lacrimal, o movimento da roda é rotativo, a higiene da boca é bucal, e assim por diante. Não esqueças que, na maior parte das vezes, essas aparentes “incongruências” de nossa ortografia correspondem, na verdade, a vestígios de diferentes momentos na história de nosso léxico”.

Fonte: Sua Língua por Cláudio Moreno

*Incongruência: falta de conformidade.

Aulas de redação

Aprimore sua escrita com aulas virtuais de redação. Elas são dinâmicas e práticas. Até os mais atarefados conseguem participar. Para saber mais, clique aqui ou envie e-mail para ingrididicas@gmail.com.

Por este e-mail, você também contrata serviços de elaboração, revisão, formatação e correção de textos.

Obrigada pela visita e até a próxima!

+ dicas