Dica de redação: precisão vocabular

Dica de redação: precisão vocabularUm dos itens mais observados na dissertação é a precisão vocabular. Esse componente textual se refere a uma escrita clara, coerente e precisa. Nesse âmbito, palavras eruditas não têm vez. Empregá-las é um jeito fracassado de tentar impressionar o leitor/examinador. Elas geram um texto pedante, cheio de ideias emaranhadas.

O alarido dos mais jovens findou o arroubo dos convidados.

Como diria Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo: Cuma?

Veja que, com palavras mais simples, a compreensão é atingida logo na primeira leitura:

A algazarra dos mais jovens pôs fim (ou acabou com) o entusiasmo dos convidados.

Ao contrário do que muitos pensam, a simplicidade é o segredo para uma boa dissertação. Não se trata de usar palavras próprias dos diálogos informais, mas de selecionar as expressões que ajudarão a sustentar seu ponto de vista, de forma direta e clara.

Palavras vazias não cabem também quando o intuito é alcançar a precisão vocabular e, com ela, um texto atraente e objetivo. Refiro-me a construções baseadas em conceitos muito gerais, que não representam fatos concretos.

Praticar esporte é muito interessante para as crianças.

É importante ler todos os dias.

Interessante? Importante? Qualquer coisa pode ter essas duas características. Não dá para extrair uma ideia concreta nessas afirmações. Diferentemente o que pode ser constatado em:

O esporte colabora para o bom desenvolvimento físico, motor e social das crianças.

A leitura é uma das melhores estratégias para aprimorar a habilidade comunicativa.

Opa! Agora sim: ideias concretas e relevantes!

O bom redator não faz meras afirmações. Ele traz fatos pertinentes que convencem o leitor de determinado aspecto. E, para argumentar bem, o escritor precisa ter uma boa bagagem cultural, que só é adquirida com leituras constantes e diversificadas e com a observação de experiências vividas.

Invista em seu conhecimento!

Aulas de redação

Aprimore sua escrita com aulas virtuais de redação. Elas são dinâmicas e práticas. Até os mais atarefados conseguem participar. Para saber mais, clique aqui ou envie e-mail para ingrididicas@gmail.com.

Por este e-mail, você também contrata serviços de elaboração, revisão, formatação e correção de textos.

Obrigada pela visita e até a próxima!

 

+ dicas