Dica de redação: não abra mão do título

dicas para elaborar bons títulosDica de redação

Não é obrigatório intitular a redação do Enem, mas é conveniente fazê-lo. Quando o autor opta por elaborar um título, revela possuir uma visão global do texto, ou seja, revela dominar bem o que foi expresso por ele durante a elaboração. Além disso, criar título possibilita encontrar falhas entre os tópicos, uma vez que, para defini-lo, o escritor precisa articular e examinar novamente as unidades.

Ter o costume de criar títulos evita que o candidato se esqueça de desenvolvê-lo em exames cuja intitulação é obrigatoriedade. Nesse caso, o esquecimento invalida a dissertação. Confira, abaixo, dicas para elaborar bons títulos:

(1) releia atenciosa e criteriosamente o texto;

(2) análise se a ordem das informações gera uma redação com início, meio e fim; coerente desde a primeira frase até a última. Cada argumento forte (ideia, conceito, informação, etc.) carece ser trabalhado em parágrafo diferente e apresentado numa ordem progressiva, criando um escrito coerente e uma ponte que levará o leitor da introdução à conclusão.

(3) verifique se a conclusão corresponde à ideia em que focou ao longo da dissertação. Título, desenvolvimento e conclusão precisam “falar a mesma língua”. Ao analisar todas essas partes, extraia o ponto principal trabalhado na elaboração e utilize-o para desenvolver o título, mas não se esqueça de dar-lhe um toque de originalidade, tornando-o atrativo. Uma escolha inteligente e criativa valoriza a produção e conquista o examinador/leitor.

(4) se não for composto por uma pergunta retórica (A redução da idade penal é o caminho?), não o pontue.

(5) evite exclamações e reticências. Tais sinais comprometem a objetividade.

(6) fuja também de: afirmações vagas, excesso de palavras, expressões ambíguas, gírias e lugares-comuns.

Aulas de redação

Aprimore sua escrita com aulas virtuais de redação. Elas são dinâmicas e práticas. Até os mais atarefados conseguem participar. Para saber mais, clique aqui ou envie e-mail para ingrididicas@gmail.com.

Por este e-mail, você também contrata serviços de elaboração, revisão, formatação e correção de textos.

Obrigada pela visita e até a próxima!

 

+ dicas