Cuidado com o termo “emblemático”

Cuidado com o termo "emblemático"Figurativamente, o adjetivo emblemático significa que algo ou alguém é de grande significado social e histórico.  No entanto muitas pessoas o empregam fora de seu sentido preciso, cometendo uma inadequação linguística. Observe:

A morte da menina após demora em atendimento é um caso emblemático de negligência médica.

Embora seja um fato importante – e drástico – a morte da menina não pode ser considerada um caso emblemático, pois não atingiu uma grande significação social e histórica. Toda essa necessária simbologia pode ser constatada nestes exemplos:

Einstein é o gênio emblemático da física.

Elvis Presley é a maior figura emblemática do rock.

Essas personalidades indiscutivelmente possuem grande significado social e histórico. O vocábulo emblemático(a), portanto, está sendo bem empregado.

Para não banalizar o termo, invista em expressões capazes de exprimir com mais precisão suas ideias. Vale lembrar que a linguagem precisa é um dos pontos fundamentais de uma boa escrita. Sugestão de melhoria:

A morte da menina após demora em atendimento é um típico caso de negligência médica.

Aulas de redação

Possui dificuldades para redigir? Resolva esse problema com aulas virtuais de redação. Elas são dinâmicas e práticas. Até os mais atarefados conseguem participar. Para saber mais, clique aqui ou envie e-mail para ingrididicas@gmail.com.

Por este e-mail, você também contrata serviços de elaboração, revisão, formatação e correção de textos.

Obrigada pela visita e até a próxima!

 

+ dicas