Antes de escrever é preciso ler e pensar

Antes de escrever é preciso ler e pensarAntes de escrever é preciso ler e pensar

Por Sandra Alburquerque

Escrever, ler e pensar são atividades que estão intimamente ligadas. Afinal, aquilo que pensamos muitas vezes é expresso em palavras escritas e, dessa forma, só pode ser interpretado pelo receptor da mensagem por meio da leitura.

Ainda é preciso salientar que muitas das nossas ideias e opiniões se formam a partir do conhecimento adquirido com a leitura de livros, revistas, jornais, blogs e outros veículos de comunicação. Por isso, pode-se afirmar que quem lê mal, pensa mal e, por consequência, escreve mal.

Quando a leitura é pouca e feita sem uma visão crítica, fica ainda mais difícil organizar o pensamento e transferi-lo para o papel ou para qualquer programa de texto presente no computador.

Quanto mais se lê, mais se assimila a grafia correta dos termos e mais se compreende e se internaliza as regras gramaticais e a estruturação das frases num texto para que a compreensão das ideias se torne possível e efetiva.

Com a leitura e a escrita recorrentes, fica mais fácil enxergar que os recursos da língua são responsáveis por dar suporte ao pensamento que se quer transmitir, permitindo que a ideia seja perfeitamente compreendida pelo leitor, do modo que o autor deseja.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os materiais que a equipe Dicas Diárias de Português separou e organizou para você!

Ainda não se convenceu de que a leitura é parte fundamental de uma boa escrita? Então, dê uma olhada na entrevista da estudante que tirou nota máxima na redação do ENEM 2015.

Depois de todas essas dicas, está na hora de ler e treinar para a próxima redação!

Abraços e boa sorte!

Sobre a autora:

Sandra Albuquerque é mineira, formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Sapucaí e pós-graduada em Administração e Marketing pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Redatora e revisora de textos experiente, desenvolve conteúdo para blogs, e-commerces e sites institucionais. Também trabalha com produção de reportagens especiais e revisões online.

Contatos:

 

Fontes pesquisadas para a elaboração do texto:

Terra, Ernani. Português de olho no trabalho: volume único / Ernani Terra, José de Nicola. – São Paulo: Scipione, 2004.

http://www.ienh.com.br/educacaoqueinspira/como-se-preparar-para-escrever-bem/

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-habitos-diarios-que-ajudam-a-escrever-melhor

http://desancorando.com.br/2015/10/21/3-dicas-essenciais-para-escrever-bem/

http://www.bastosmaia.com.br/noticias/como-escrever-uma-boa-redacao/

 

 

+ dicas