A diferença entre compreensão e interpretação de textos

A diferença entre  compreensão e interpretação de textosOlá! O conteúdo que está prestes a ler foi desenvolvido por uma colega de profissão competentíssima. Nele, você aprenderá a diferença entre  compreensão e interpretação de textos. Boa leitura!
Professora Ingridi. 

Compreensão e interpretação de textos

Quem está se preparando para o Enem ou para um concurso público sabe que esse tema faz parte do calendário de estudos. Afinal, é comum que essas provas envolvam questões relacionadas a diferentes tipos de texto para testar as habilidades do candidato.

Além de recorrente, o assunto, quando bem dominado, garante pontos importantes para o resultado final do exame. Para sair-se bem no teste, é necessário ler com atenção, não só o texto, mas também cada comando e alternativa.

Saber diferenciar compreensão de interpretação é o primeiro passo para simplificar a resolução da prova. Compreender o texto significa decodificar a redação e entender o que foi dito. Ou seja, consiste em assimilar o que está realmente escrito. Interpretar significa ir um pouco além e estabelecer conexões entre o texto e a realidade. Quer dizer, tirar conclusões tendo como base as ideias apresentadas pelo autor.

Uma forma eficiente de identificar se a pergunta exige compreensão ou interpretação é ficar atento às expressões usadas no enunciado. Questões de compreensão geralmente são estruturadas com: “No texto…”, “De acordo com o autor”, “Segundo o texto…”, “O autor afirma…”, entre outras composições. Já os questionamentos de interpretação vêm com anúncios do tipo: “Infere-se do texto que…”, “Diante do que foi exposto, conclui-se que…”, “Pretende o texto mostrar que o leitor…”, “O texto possibilita deduzir …”.

Ao saber diferenciar as questões pelo enunciado, a chance de escolher a resposta adequada aumenta e, dessa forma, o resultado final da avaliação também tende a ser mais promissor.

Quer estudar mais sobre o assunto? Confira os materiais que a equipe Dicas Diárias de Português separou e organizou para você!

Abraços e bons estudos!

Sobre a autora:

Sandra Albuquerque é mineira, formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Sapucaí e pós-graduada em Administração e Marketing pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Redatora e revisora de textos experiente, desenvolve conteúdo para blogs, e-commerces e sites institucionais. Também trabalha com produção de reportagens especiais e revisões online.

Contatos:

Aulas de redação

Possui dificuldades para redigir? Resolva esse problema com aulas virtuais de redação. Elas são dinâmicas e práticas. Até os mais atarefados conseguem participar. Para saber mais, clique aqui ou envie e-mail para ingrididicas@gmail.com. Por este e-mail, você também contrata serviços de elaboração, revisão, formatação e correção de textos.

 Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Clique aqui e colabore. 

    Obrigada pela visita e até a próxima!

+ dicas